Segundo Ansoff (1990), a estratégia competitiva especifica o enfoque
especial que a empresa tentará utilizar para ter sucesso em cada uma das áreas
estratégicas de negócio. Portanto, a estratégia ótima para obter sucesso era
simplesmente minimizar os custos dos produtos da empresa e vender a um preço
igual ou inferior aos dos concorrentes. Como este comportamento resultava na
otimização da participação de mercado da empresa, era freqüente dizer que esta
era uma estratégia de participação no
mercado, ou de posição de mercado.
A capacidade de oferecer produtos que respondessem às necessidades
específicas de um dado grupo de clientes passou a ser um fator crítico para o
sucesso e a diferenciação de produtos transformou-se em
estratégia competitiva.
Ansoff (1990) argumenta que uma estratégia de competição pode ser
descrita em função de três componentes principais:
a) Impulso de crescimento: define as atividades por meio das quais a
empresa assegurará seu crescimento futuro. O crescimento da demanda reduziu-se
em muitas indústrias e as empresas que desejavam crescer precisaram recorrer a
medidas deliberadas de aceleração do crescimento. Há uma dupla tarefa na
formulação de estratégias: identificar as alternativas que gerarão êxito na
área de negócio que está sendo analisada e escolher a alternativa que é melhor
para a empresa;
b) Diferenciação de mercado: define o modo pelo qual a empresa se diferencia
dos concorrentes aos olhos dos clientes, bem como a participação relativa no
mercado que ela procurará alcançar;
c) Diferenciação de produto: define a maneira pela qual a empresa
diferenciará seus produtos e serviços do oferecidos por seus concorrentes.
Ansoff (1993) descreve estratégia como sendo “um conjunto de regras de
tomada de decisão para orientação do comportamento de uma organização”. De acordo
com Mintzberg (2006), Ansoff propôs em 1965 um modelo de quatro tipos de
estratégias que compreende as estratégias de penetração, de desenvolvimento de
produtos, de desenvolvimento de mercado e de diversificação.
Mintzberg (2006) complementa que Ansoff se concentrou nas extensões da estratégia
empresarial. Então, Ansoff define o vetor de crescimento como elo comum,
relação entre produtos e mercados presentes e futuros que permite perceber a
direção na qual a empresa está avançando. Para uma melhor compreensão veja na Figura
4 os componentes os quais Ansoff se refere e suas definições.
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PRODUTOS
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Existentes
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Novos
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MERCADOS
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Existentes
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Penetração de
Mercado
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Desenvolvimento
de Produtos
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Novos
|
Desenvolvimento
de Mercado
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Diversificação
|
Fonte: Ansoff (1977)
As definições para Ansoff (1997):
a) Penetração no mercado denota uma direção de crescimento por meio do
aumento da participação relativa da empresa nas suas linhas correntes de
produtos e mercados.
b) Desenvolvimento de mercados, a empresa busca novas missões para os
seus produtos atuais.
c) Desenvolvimento de produtos representa o processo pelo qual a empresa
cria novos produtos para substituir os já existentes.
d) Diversificação, a empresa busca novos produtos e novas missões.
A estratégia competitiva inclui os objetivos de mais longo prazo da
empresa ou da unidade de negócios que serão repassados às estratégias
funcionais. E, em geral, está baseada em competências acumuladas durante
período de tempo relativamente longo.
Por isso, a menos que grandes transformações ocorram no ambiente,
alterações abruptas ou radicais na estratégia competitiva da empresa não devem
ser esperadas. Assim, mesmo que não tenha sido formalizada ou divulgada, a
parte mais visível da estratégia competitiva efetivamente implementada por uma
empresa - refletida nos produtos e serviços que fornece - dificilmente não será
identificável por profissionais que estudam o ramo de atividade em que esta se
insere. A parte menos visível da estratégia, e talvez mais importante, diz
respeito às competências que a empresa vai construindo e que fundamentarão
vantagens competitivas no futuro.
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