A
possibilidade de ponderar dados e extrair conhecimento não é mais uma realidade
distante e futurista. Ferramentas de Business Intelligence (B.I.) permitem
gerar Estatísticas e Análises que nortearão o desenvolvimento de estratégias. Existem
diversas informações estanques que poderiam passar despercebidas no tráfego de
dados. Capaz de integrar qualquer sistema ou base de dados, mediante
conectores, viabiliza a extração do conhecimento. O mesmo procedimento pode ser
adotado com bases independentes e/ou sem relacionamento, como dados de redes
sociais ou da web.
O
termo Big Data, utilizado para descrever grandes volumes de dados, ganha cada
vez mais relevância à medida que a sociedade se depara com um aumento sem
precedentes no número de informações geradas diariamente. De acordo com a consultoria
IDC, a quantidade de informação digital chegará a 2,7 zettabytes no mundo em
2012, um aumento de 48% em relação ao ano anterior.
Para
buscas com grande fluxo de informações, trabalhadas metódica e periodicamente,
se faz necessária uma análise que forneça apoio à investigação de padrões de
comportamento de clientes, burilando essa quantidade de informações bem como
apontando relações ocultas. E que ainda permita perceber e antever ações de
compras.
O
cérebro é um dos órgãos mais impressionantes da máquina humana. É dentro dele
que ocorrem os impulsos nervosos, uma espécie de codificação que permite ao
homem formar cadeias de informação e produzir conhecimentos.
Psicobióloga
e PhD na área de Ciências, Silvia Cardoso afirma, em artigo que todas as nossas
sensações, sentimentos, pensamentos, respostas motoras e emocionais; a
aprendizagem e a memória, a ação das drogas psicoativas, as causas das doenças
mentais e qualquer outra função ou disfunção do cérebro humano não poderiam ser
compreendidas sem o conhecimento do fascinante processo de comunicação entre os
neurônios, afirma à especialista.
“Isso
ocorre essencialmente graças aos impulsos nervosos, que é a transmissão do
sinal codificado de um estímulo dado ao longo da membrana do neurônio, a partir
de seu ponto de aplicação. Os impulsos nervosos podem passar de uma célula a
outra, criando assim uma cadeia de informação dentro de uma rede de neurônios”,
explica Silvia.
Baseado
nessa capacidade cerebral que se desenvolveu o método de Redes Neurais e de
Relevância, uma das ferramentas que atua em parceria com a ferramenta de B.I.
na investigação de informações. Após observar o funcionamento do cérebro
humano, criou-se uma estrutura que permite imitar traços do homem, inclusive do
comportamento. Técnicas computacionais baseadas na estrutura neural de
organismos inteligentes permitem que o sistema aprenda e faça descobertas,
adquirindo assim conhecimento através da experiência.
A
tecnologia Business Intelligence está presente na criação de cenários assertivos,
por meio da mineração de dados que constroem informações-chave, capazes de
fortalecer estratégias, impulsionar negócios e tomar a empresa mais
competitiva. Um aditivo de resultados.
Verifica-se
na atualidade uma tendência para se querer as informações na palma da mão, ou
seja, a qualquer hora ou lugar. O B.I. esgueira-se por meio de dispositivos
móveis como smartphones, tablets e coletores de dados e atinge em cheio o
coração de executivos e profissionais que precisam tomar rápidas decisões e
agilizar processos em empresas dos mais diferentes setores da economia.
Por
outro lado, Kátia Vaskys, diretora de Business Analytics da IBM, identifica que
há uma demanda por soluções de BI para conhecer melhor o cliente.
"Entender o comportamento, perfil e tendência dele tem sido mandatório.
Por volta de 2001,o CRM foi implementado nas companhias de forma operacional e
agora o BI chega para mudar esse quadro", aposta. A executiva acredita que
os setores financeiro, de telecomunicação e varejo saíram na frente na adoção
de soluções de inteligência, mas outros estão se rendendo à era da análise
preditiva.
Na
maioria das empresas, cerca de 80 por cento da informação está desestruturada,
ou seja, cada sistema e seu respectivo banco de dados num formato específico e,
portanto, não disponível para qualquer sistema padrão de gestão de base de
dados. O que implica este fato? Basicamente que grande parte da informação
empresarial, incluindo documentos de Word, planilhas eletrônicas, PDF’s e
e-mails, não está disponível para os analistas. Normalmente, estes
profissionais aprofundam conhecimentos com base na informação disponível em
base de dados estruturadas, que apenas representam cerca de 20% da informação
de uma empresa.
O
software de pesquisa empresarial surge para resolver este problema,
incorporando documentos desestruturados na mesma arquitetura que os relatórios
tradicionais. Uma simples janela de pesquisa permite aos usuários interagir com
uma extensa série de informação, desde documentos Word a relatórios gerados por
bases de dados e documentos marcados por sistemas de gestão documental.
O
maior desafio para as ferramentas de Business Intelligence é alcançar o pleno
alinhamento com os objetivos de negócio da empresa, contribuindo para o
crescimento esperado. Em contraste, menos de 30% das empresas cumprem esse
requisito de acordo com o Gartner, o que revela que as organização têm um
caminho importante a trilhar para obter o máximo dessas soluções.
Em
termos comerciais, o cenário que se avizinha é promissor para as empresas
desenvolvedoras de sistemas de inteligência, do tipo Business Intelligence. Por
outro lado, observa-se um forte crescimento de empresas provedoras desse tipo
de solução, o que deverá acirrar a concorrência. Mais uma vez, a necessidade de
diferenciação se faz presente. Um dos requisitos é estar acessível pela
internet, dispensando a instalação nos terminais, num modelo de negócios que
não mais considere licenças de instalação por equipamento. Em consonância com
os requerimentos de mobilidade, é interessante que possa ser operado a partir
de um navegador, utilizado por exemplo, para acessar a Internet. Atuar de forma
conjunta com outros softwares, como por exemplo, de processos, pode servir para
diferenciar ainda mais da concorrência
É
neste cenário que se insere a empresa X, desenvolvedora de software. Tem em seu
portfólio uma suíte de soluções composta de ferramentas do tipo Business
Intelligence, uma solução de processos, outra de investigação, soluções
administrativas de cadastro de funcionários, com os respectivos módulos de
cursos, concursos e administração de material.
A empresa
X esta orientada para o mercado de segurança pública com foco em grandes
projetos. Com relação a Business Intelligence, o Foca é uma ferramenta para
mineração de dados capaz de oferecer conectividade com bases de dados
distintas, seleção de informações relevantes, transporte para o DataWareHouse,
criação de modelo de dados para consulta simplificada e console amigável, capaz
de gerar consultas em formatos diversos, gráficos e até integração com mapas
digitais. Possui uma solução composta por ferramentas para registro, análise e
controle de casos policiais, atuando desde uma simples denúncia, abertura de
casos investigativos, acompanhamento e ordem de missão, controle de todos os
recursos envolvidos, cruzamento de informações, operação e finalização dos
resultados do caso, permitindo a garantia de sigilo e difusão.
A
ferramenta de fluxo é voltada ao controle de processos (Workflow) e
Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), muito utilizada em qualquer
situação tanto em empresa privada como em órgãos públicos que tenham a
necessidade de gerenciar processos, documentos controlados ou não. Dinamicamente
construída, permite ao administrador criar, administrar e controlar processos e
fluxos de trabalho de qualquer departamento e integrá-los, tendo como
personagem principal a própria necessidade.
A
ferramenta de Geoprocessamento é altamente performática, e altamente inovadora.
Isso, devido a não necessidade de mapas desenhados por cartografias,
fotometrias, satélites, sendo possível extrair e desenhar o mapa a partir de um
simples desenho de lista telefônica ou transportando as informações em mapas, e
em segundos construir os eixos de ruas. Solução totalmente web permite o
transporte das informações através de texto para o navegador cliente, portanto
não utiliza desenhos ou imagens que oneram rede e tornam praticamente
impossível a navegação ou operacionalização em diversas áreas.
A
ferramenta de investigação demonstra os relacionamentos das bases de dados de
forma gráfica, amigável e intuitiva na saída de relatórios. É capaz de
encontrar relacionamento entre pessoas apontadas como atores do estudo, usando
como entrada de dados os resultados de outras aplicações integradas, diminuindo
muito a necessidade de alimentação de suas bases. Indexa de forma ampla e
inteligente todas as informações disponíveis, cruzando e apontando possíveis
relacionamentos ordenados por relevância, o que aproxima muito da investigação
por inteligência artificial.
A empresa X passa por um
momento de renovação e deve estar nos próximos meses definindo as parcerias a
serem estabelecidas, afim de fortalecer seu posicionamento no mercado.
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