segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Tipologias em Perspectiva


As discussões sobre estratégia organizacional abrem espaço para concepções teóricas que abordam os fundamentos mais convencionais e racionais (Chandler, 1962), até concepções com abordagens mais dinâmicas que abrangem elementos sociais, culturais, de aprendizado, políticos e de poder (MINTZBERG, AHLSTRAND & LAMPEL, 2000).
A grande diversidade de proposições teóricas sobre o tema permite levantar questões básicas: Como se dá o processo de formulação da estratégia? Como a estratégia é concebida nas organizações? Quais os resultados que a estratégia busca?
Mintzberg (2000) percebe a estratégia como força mediadora entre a organização e o seu meio envolvente, centrado nas decisões e ações que surgem naturalmente. Para esse autor, a formação da estratégia não se limita aos processos intencionais, mas pode ocorrer como um padrão de ações formalizadas ou não.
Segundo Batemam (1998), outras estratégias, como a matriz BCG, também apresentam quatro alternativas:
a)    Penetração de mercado que trata de ampliar as vendas para os clientes já existentes e atrair outros clientes sem, no entanto, realizar qualquer alteração de produtos.
b)    Desenvolvimento de mercado. Nesse caso, o mercado já existente poderá ser desenvolvido por meio do mercado demográfico, com a expansão dos produtos para outras cidades, estados ou países. 
c)    Desenvolvimento do produto, que se refere à modificação dos mesmos produtos ou de produtos novos para serem oferecidos no mercado.
Diversificação que se ocupa de abertura de novos negócios, ou seja, muitas empresas procuram identificar indústrias mais atraentes.

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